quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pizza com Guaraná

Propaganda criada em 1991 pela agência DM9DDB, pelo grande Nizan Guanaes, para o Guaraná Antarctica, deixa todo mundo com água na boca.

Com um jingle magnífico, que os publicitários de hoje em dia deveriam se inspirar, tudo é lindo nessa propaganda, tornando-a inesquecível. Só assim posso classificá-la.

Quem não conhece, aposto que vai ficar com a música na cabeça por uns dias. Quem conhece, vai relembrar e curtir muito.

Mas vamos lá. O assunto de hoje é pizza e, como tudo sempre acaba em pizza e adoramos ligar isso com história, vamos falar de um fato histórico que acabou em PIZZA.  A Inquisição.

O que foi a Inquisição? Basicamente, foi um ato em que a Igreja Católica, quando começou ser “questionada”, criou para eliminar possíveis questionadores de suas crenças, de uma forma bem legal.

Quer saber como?

Tiravam a liberdade das pessoas de escolherem em que acreditar e, com a ajuda de políticos, que queriam também manter o seu poder, acusavam essas pessoas de bruxaria e acabavam com elas.

“Mas me conte logo, como essas pessoas morriam?” você está se perguntando.

Eram torturadas das mais diversas formas e, o que mais me assusta, eram queimadas vivas em praças públicas.

Imagina você, acordar de manhã, pensar em um lugar pra levar a sua família passear e sentir o cheiro de “churrasquinho” vindo da praça.

“Nossa, minha família, o Carlos, nosso ex-vizinho, está “queimado” com a Igreja."

Tudo começou em 1184 e sua última “célula”, a "Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício" durou até 1965. Mas, nessa época, eles não matavam mais ninguém, fiquem tranqüilos.

Aqui no Brasil, a SANTA Inquisição da Igreja Católica, matou 951 pessoas.

O astrônomo Galileu Galilei em 1633, negou publicamente a teoria heliocêntrica (que a terra gira em torno do Sol, não o contrário) desenvolvida por Nicolau Copérnico, trocando assim a pena de morte por prisão perpétua domiciliar.

Após nova investigação iniciada em 1979, o Papa João Paulo II reconheceu, em 1992, o erro da Igreja Católica no caso Galileu, e pede perdão.

E as mortes? E as famílias destruídas? Perdão adianta?

Algumas fontes citam que foram mortas aproximadamente 9 milhões de pessoas, entre homens, mulheres e, acreditem, crianças.

Como isso acabou? Em PIZZA!

Hoje, a Igreja Católica é a instituição mais forte do mundo, mesmo matando milhões de pessoas.

Aproveitem a PIZZA COM GUARANÁ.

E segue o jingle pra todo mundo cantar junto.
E-Eu não vejo a hora
De te cortar
Te ver mais uma vez
Te saborear
Meia Mussarela, meia Aliche ou Calabresa,
Romana, Quatro-queijos, Marguerita e Portuguesa

Como é bom te ver
Você chegou na hora "H"
Adoro pizza com guaraná-ááá 




Edie Olivatto.

3 comentários:

  1. Implicitamente explicito :) <3

    ResponderExcluir
  2. Legal, e sabe o que é mais legal de ter um blog? É poder falar sobre qualquer assunto, tema e opinião sobre eles sem ser queimado vivo ou reprimido por alguém que se julga com certa ´´ autoridade ``, o mais interessante nisso é que quem caça feito inquisidor deveria apoiar o livre pensamento e a forma de expressa-lo, mas não é pelo que vimos. Estou junto nessa, cabeças pensantes sim e questionamento sim!

    ResponderExcluir
  3. Esse comercial da vontade mesmo de comer pizza, mas eu preferiria com coca cola! rsrs
    Jingle muito bom! :)

    ResponderExcluir